Reeducação Alimentar e de Hábitos

2 de julho de 2015
2 de julho de 2015 admin

A Dieta Mediterrânea, combinada com um regime basicamente vegetariano com ingestão de peixes à vontade e esporadicamente carnes brancas, associado ao combate do sedentarismo, dispensa o consumo de qualquer outro alimento ou complemento vitamínico.

Indicado para a preservação da saúde. Ótima digestão e ótima função intestinal. Excelente para todo o aparelho digestivo, pulmões e coração. Ação preventiva contra várias doenças, tais como o câncer. Combate os radicais livres, colesterol, anemias entre outros benefícios. Combate enxaquecas, insônias, infecções etc. Fortalece o organismo contra gripes, trazendo um benefício imensurável para o metabolismo de nosso corpo.

A receita:
  • Consumir somente (em tudo) azeite de oliva extra-virgem.
  • Berinjela crua ou cozida. (Suco de berinjela com laranja no liquidificador).
  • Legumes coloridos, de preferência crus quando possíveis, tais como: cenoura, tomate, pimentão, manjericão,
  • couve, repolho roxo, beterraba, rabanete, salsão (aipo), alho, vagem, aspargos não em lata, couve flor, brócolis e cogumelos.
  • Consumir folhas verdes tais como agrião, radiche, rúcula, espinafre e alface.
  • Consumir a vontade peixes do mar, ricos em omega 3, tais como atum, sardinhas e anchovas. (Todos os peixes de água salgada possuem omega 3, os de água doce não).
  • Consumir discretamente massas (espaguete, talharim etc.). Necessitamos de uma pequena quantidade de farináceos, 2 colheres de sopa no máximo, ao dia.
  • Consumir frutas tais como laranjas, bananas, morangos, uvas, pêras, pêssegos, melancia, melões, mamões, maçãs, etc. Não consumir manga e abacate.
  • Não consumir o arroz branco e o parabolizado. Consumir somente arroz integral. Não consumir batata, aipim, batata doce, nabo, abóboras, chuchu e outros legumes não indicados acima.
  • Consumir pequenas quantidades de soja e feijão (3 colheres de sopa 3 vezes por semana).
  • Evitar ao máximo, se possível eliminar a carne vermelha (gado e porco). Evitar o consumo de carne branca de aves criadas em aviários.
  • Não consumir nenhum tipo de embutidos, salsichas, presuntos, mortadelas, salamitos, salames, lingüiças, patês etc. Não consumir maionese, nem caseira.
  • Não consumir derivados (amarelos) do leite, tais como queijos de qualquer marca. Não consumir margarinas de qualquer tipo.
  • Consumir discretamente manteigas de primeira qualidade.
  • Consumir requeijões brancos (ricota) e queijos minas. Consumir queijo tofu (queijo de soja). Não consumir vinagres, usando limão para o tempero.
  • Usar temperos tais como sacura, shoyu, molho inglês, molho de soja. Esporadicamente vinagre balsâmico.
  • Elimine mostarda, picles, catchup e temperos prontos industrializados.
  • Não consumir alimentos enlatados ou em conservas, salgados ou doces.
  • Consumir somente geléias de primeira qualidade (discretamente) e mel à vontade. Consumir ovos de preferência cozidos. (3 por semana no máximo).
  • Usar muitas ervas como tempero, tais como coentro, salvia, manjerona, orégano, salsinha, cebolinha verde, alecrim, pimenta vermelha (não usar pimenta do reino) etc. Restringir o uso de sal, usando o preferencialmente sal marinho. Substituir o açúcar branco por açúcar mascavo.
  • Consumir pão integral sempre que possível. (centeio, grãos, linho etc.)
  • Consumir castanhas, nozes e sementes de linhaça 3 vezes por semana.
  • Eliminar o consumo de refrigerantes e álcool. (Destilado ou não). Tomar sucos de frutos feitos na hora ou água pura. Liberado ½ copo de vinho tinto seco por dia. Eliminar gorduras animal e vegetal.
  • Tomar pouco café e muitos chás. (Principalmente chá verde) Tomar dois litros de sucos e ou água por dia.
  • Consumir pouco leite e sempre desnatado.
  • Combater o sedentarismo praticando uma hora de exercícios diários, podendo ser em academia, em casa (ginástica e ou esteira) ou caminhada semi- ligeira, por uma hora ou 4 km.
  • O objetivo é auxiliar a circulação, oxigenação e principalmente elevar o colesterol bom.
  • Se possível, residir em locais longe de poluição industrial, longe de locais de muito fluxo de veículos.
  • Fazer anualmente exames de sangue totais e de urina. Homens exames preventivos com urologista (PSA e ecografia da próstata) e mulheres exames preventivos com ginecologista (mama e exame papanicolau).

Importante é perseguir os 5 itens de limpeza:

Comida limpa, água limpa, casa limpa, corpo limpo e mente limpa.

Para quem dorme em média de 5 a 6 horas noturna, dormir ao meio dia 1,30 horas. Para quem dorme de 6 a 7 horas noturna, dormir 30 minutos ao meio dia. Procurar não se estressar, pois os problemas serão resolvidos ou não, com ou sem estresse.

Quem come errado, come 50% para a vida e 50% para a morte (Sócrates, pai da medicina).

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